Facebook Twitter YouTube E-mail
magnify

NOTA  DE  ESCLARECIMENTO

Em 10/07/2017.

Cumprindo a determinação da última Assembleia Geral do Plano de Saúde – APUB SAÚDE, a Assessoria Jurídica do plano deu entrada na Justiça Federal solicitação pedindo a suspensão dos efeitos da Resolução emitida pele Agencia Nacional de Saúde - ANS que indicava a Portabilidade de Carência Compulsória, dos associados do APUB SAÚDE para outros planos de saúde, ao tempo que solicitou efeito liminar.

A orientação da Justiça Federal da Bahia foi de que o foro adequado para o julgamento dessa ação seria no Rio de Janeiro sede da ANS.Concomitantemente a essas providencia a assessoria jurídica com base na Resolução Normativa da ANS que desvincula a situação financeira dos planos de saúde complementar, quando da sua solicitação de registro definitivo junto a ANS, em razão disso foi elaborado um Recurso Administrativo reiterando a solicitação de registro definitivo ao órgão regulador.

Em função desses acontecimentos o Conselho Deliberativo do Plano de Saúde - APUB SAÚDE decidiu por aguardar a manifestação da ANS sobre o Recurso Administrativo, para dar prosseguimento a Ação no Ministério Público do Rio de Janeiro. Ressaltamos que o Apub Saúde, continua atendendo as demandas da rede e dos seus associados aguardando o atendimento das nossas reivindicações por parte da ANS.

Por fim, o Conselho Deliberativo consultado por alguns associados do APUB SAÚDE sobre a possibilidade de parcelamento da Taxa de Recomposição Patrimonial, aprovada na ultima assembleia, deliberou que até a definição da Agencia Nacional de Saúde – ANS anunciando um posicionamento sobre as demandas do Plano, essa solicitação não poderá ser analisada sob pena de comprometer a Recomposição Patrimonial, o que causaria um novo desequilíbrio financeiro do Plano.

 
Home SUA SAÚDE

SUA SAÚDE

Autoexame de Mama

Lembre-se de que 80% dos nódulos mamários são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada ao câncer.

1 – No chuveiro – Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

2 – Diante do espelho – Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

3 – Deitado - Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação das alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.

Orientações - O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o autoexame no primeiro dia do mês.
ImportanteO autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.

Direitos do paciente oncológico – Os pacientes com câncer desfrutam de alguns direitos.

Para reivindicá-los é imprescindível apresentar o exame anatomopatológico. Ele é o documento de comprova a veracidade do caso perante os órgãos públicos.

Conheça parte desses benefícios.

O conteúdo na íntegra pode ser acessado em www.ibcc.org.brSacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o PIS/PASEP;

Tirar licença médica e receber auxílio-doença, que devem ser solicitados ao INSS;

Obter isenção do Imposto de Renda;

Exigir mais rapidez em qualquer processo que corre na Justiça.  É só requerer ao Juiz da Vara onde está o caso;

Usar transporte público gratuito (municipal, estadual ou interestadual), no caso de possuir renda inferior a  um salário mínimo. Há casos de a Justiça assegurar o direito de os pacientes viajarem até mesmo de barco ou de avião.Estender parcialmente o benefício do transporte gratuito a um acompanhante, caso o doente não consiga se locomover sozinho. No caso de transporte aéreo, o acompanhante paga apenas 20% do valor da passagem.Em São Paulo, é possível usar o automóvel mesmo em dia de rodízio do carro;

Para quem ficou com seqüela, em conseqüência da doença ou tratamento, como em alguns casos de câncer de mama, há benefícios adicionais:

Quitar a dívida total do imóvel financiado pelo Sistema Financeiro da Habitação (dependendo do contrato e se ele possui seguro). Para solicitar a quitação é necessário contatar o banco, o agente financeiro ou a seguradora responsável.

Comprar um carro adaptado com isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operação Financeira (IOF), Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O desconto, no total, gira em torno de 20% do valor do carro. É importante entender por veículo adaptado o carro que precisa ter uma adaptação específica para atender a necessidade da pessoa ou veículo automático e/ou com direção hidráulica.

O Câncer de Mama no Alvo da Moda é marca licenciada do Conselho de Moda da América – Fundação CFDA Inc,EUA.