Salvador, 14 de novembro de 2023


Cara (o) associada (o),


Na data de 09 do corrente mês, realizamos uma conversa informal, na sede da APUB Saúde, conforme convite enviado para todos os associados em 26 de outubro passado, quando discutimos, preliminarmente, sobre o futuro de nossa Operadora e a renovação dos atuais Conselhos Deliberativo e Fiscal, cujos mandatos dos atuais conselheiros expiram em 31/12/2023.


Apesar das poucas presenças nessa reunião informal, o que lamentamos tendo em vista a importância dos temas, insistimos em reafirmar que em uma operadora de autogestão a exemplo da nossa, a responsabilidade pela supervisão da administração é de todos os associados, que deverão se revezar no cumprimento desta tarefa. Ademais, a dificuldade no preenchimento dos Conselhos é uma péssima sinalização para a ANS, à medida que tal dificuldade é uma manifestação clara da incapacidade dos associados em gerirem a Operadora, o que compromete gravemente seu funcionamento, na avaliação dessa Agência.


Sabemos que não foi fácil para nenhum de nós os últimos quatro anos da operadora, envolvida em contínuas direções fiscais, determinadas pela ANS. Essa situação envolveu um grande esforço dos atuais conselheiros, comprometendo suas vidas pessoais. Como já afirmamos, a situação econômico-financeira que motivou as seguidas direções fiscais, evolui positivamente, apontando para a possibilidade de uma finalização antecipada da quarta e atual Direção Fiscal, visto que os indicadores de desempenho estão em vias de serem cumpridos pela APUB Saúde, o que deverá acontecer até janeiro do próximo ano.


Para garantir a sustentabilidade de nossa Operadora, há uma pauta de ações a serem desenvolvidas nos próximos anos, sem a pressão exercida pelos necessários ajustes econômico-financeira, decorrentes da não conformidade de alguns indicadores, até então observada: a. um esforço para recuperar e ampliar o número de associados, tarefas já em curso; b. a implementação de um Programa de Promoção da Saúde de seus associados, ação que além de demonstrar o cuidado com a qualidade de vida de cada associado, representará um retorno coletivo, à medida que reduzirá custos com procedimentos médicos hospitalares; c. a modernização administrativa, com maior informatização e qualificação da equipe de colaboradores; d. a essas ações, soma-se o permanente acompanhamento econômico-financeiro, de modo a evitar futuros desequilíbrios.


Por fim, reafirmamos a necessidade do seu atendimento à convocação para a Assembleia que se realizará nos próximos trinta dias, oferecendo seu nome ao referendo da Assembleia, quando serão eleitos três titulares e três suplentes para os Conselhos Deliberativo e Fiscal.


Contamos com sua manifestação, encaminhando sugestões às pautas sugeridas, assim como a indicação de seu nome para concorrer às vagas dos Conselhos, o que poderá ser feito através do e-mail: rodrigo@apubsaude.com.br.


Cordiais saudações,

Conselho Deliberativo
Luiz Petitinga
Hélio Pimentel
Erimita Motta

Conselho Fiscal
Geraldo Costa
Uilma Amazonas